TipoGraduação

Modalidade Presencial

Turno Noturno

Formação Bacharelado

Duração 5 anos

Unidades Itaperuna

Área Humanas/Sociais

Apresentação

O curso de Direito da UniRedentor (Bacharelado) busca acomodar diversos interesses em torno de um único objetivo comum: proporcionar um ensino de qualidade versado, a partir de uma leitura moderna de todos os ramos do Direito, com amplo destaque para os princípios constitucionais. 
Apresenta-se, portanto, um curso de Direito composto por professores com ampla experiência prático-jurídica, bem como experiência no magistério, com a missão principal de proporcionar uma formação geral e humanística do bacharel, em consonância com os novos princípios instaurados na política da educação superior, preparando profissionais éticos, competentes e cidadãos comprometidos com a sociedade brasileira em nível local, regional e nacional, equipados com conhecimentos que lhes permitam trânsito comunicativo também no nível internacional.  

A formação humanística do curso prepara o estudante para ingressar em um mercado de trabalho dinâmico e competitivo, que exige não apenas habilidades técnicas, mas também uma visão criativa do direito. Essa formação será obtida por meio da integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, que instrumentalize uma permanente reavaliação do saber requerido pela sociedade contemporânea.  


Carreira  
O curso de Direito é um dos cursos mais tradicionais e com maior rentabilidade no Brasil. Isto porque se trata de uma formação que oferece um leque variado de opções profissionais, quer na área pública, quer na iniciativa privada, como por exemplo: advogado, juiz, promotor de justiça, delegado de polícia, agente de polícia, tabelião, defensor público, procurador municipal ou estadual, analistas ou técnicos judiciários, auditor, consultor e ou assessor jurídico, além da carreira acadêmica.  
 

NPJ – Núcleo de Prática Jurídica  
O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ – do Curso de Direito da UniRedentor, constitui-se como um órgão interno da instituição, responsável pelo Estágio Curricular Supervisionado. O Estágio Supervisionado é uma atividade curricular obrigatória indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando.

Conforme Regulamento Interno do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ – do Curso de Direito da UniRedentor, as atividades de Estágio são essencialmente práticas e devem proporcionar ao estudante a participação em situações simuladas e reais de vida e trabalho, bem como a análise crítica de situações já consolidadas pela jurisprudência, abrangendo atividades nos seguintes níveis: visitas orientadas; atividades simuladas das práticas profissionais; atividades reais, desenvolvidas junto ao Escritório de Prática Jurídica – EPJ - com principal objetivo de aproximar o acadêmico da prática real da advocacia, mediante convênios celebrados, destacando que o EPJ realiza atendimento jurídico para a população carente do município e distritos da comarca de Itaperuna/RJ; além de atividades de arbitragem, negociação, conciliação e mediação.  

Os estagiários, devidamente inscritos no NPJ, atuam nas seguintes searas jurídicas: Penal (ressalvadas crimes dolosos contra a vida), Cível, Previdenciário e Trabalhista, prestam serviço de orientação e aconselhamento jurídico, elaboram peças processuais, fazem o acompanhamento dos processos em trâmite e acompanham as audiências de seus respectivos processos. Observando que os mesmos atuam sob a supervisão da coordenadora do NPJ e dos professores orientadores.  

O NPJ está instalado nas dependências da UniRedentor, possui salas amplas para atendimento aos assistidos, sala para acomodar a coordenadora do NPJ e os professores orientadores, bem como espaço para realização de Júris Simulados. Para realizar o agendamento para um atendimento no Escritório de Prática Jurídica, é preciso entrar em contato com o número (22) 98823-3074.  
Coordenadora do NPJ – Professora Renata Alfradique Carpi Paiva (Especialista)  


Professoras orientadoras
– Líbia Kícela Goulart (Mestra)  
– Daniela Garcia Botelho (Especialista)  
– Naira Silva Marinho (Mestranda)