Engenharia de Segurança do Trabalho

TipoPós-Graduação

Modalidade EAD

Formação Especialização

Duração 16 meses

Unidades Itaperuna

Área Engenharia

Apresentação

Tipo: Especialização
Duração: 16 meses
Modalidade: EAD
Carga Horária Total: 735 horas

Apresentação

A Engenharia de Segurança do Trabalho tem se tornando uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão e do controle ambiental.

As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. (NR4 - 104.001-4 / I2).

A preservação de acidentes de todo tipo é parâmetro importante em qualquer projeto ou empreendimento, envolvendo a redução dos altos custos humanos e materiais, e consequente melhoria das condições sociais.

Conforme disposição legal, as empresas devem ter em seus quadros, profissionais de engenharia, arquitetura, geologia ou agronomia, especializados em engenharia de segurança e higiene do trabalho. O nosso curso de ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO tem exatamente o objetivo de tornar tais profissionais especializados para atuarem nas áreas de segurança e higiene do trabalho, num contexto prevencionista e de proteção do trabalhador em todas as instâncias de sua atividade ocupacional e nas diversas etapas dos setores de produção e de bens e serviços.

Coordenador do Curso:

André Raeli

Graduado Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia da Produção e Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro


Objetivo Geral

Tem como objetivo formar profissionais com capacidade para intervir no processo produtivo das indústrias e em empresas prestadoras de serviços e que tenham capacidade para projetar, desenvolver, implantar programas de Qualidade, de melhoria da produtividade, de Segurança Operacional e de Gestão Ambiental.

O profissional formado irá adquirir visão sistêmica das áreas de Gestão da Segurança Industrial/Negócios e será conhecedor dos segredos de técnica operacional da indústria, com formação humanística e ética mais completa, desenvolvendo-se em termos de contatos humanos e de comunicação.

É o profissional destinado a prever e prover meios para que instalações, equipamentos, construções e métodos/ condições de trabalho, sejam realmente seguros, tanto do ponto de vista do trabalhador (no risco de acidente do trabalho) quanto com relação aos riscos ao patrimônio da própria empresa e ao meio ambiente.

Publico Alvo:

Graduados em Engenharia ou Arquitetura.

Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO - 30H

Ementa: Introdução a Engenharia de Segurança do Trabalho. Aspectos históricos no Brasil e no Mundo. A evolução da engenharia de segurança do trabalho. Entidades públicas e privadas. A engenharia de segurança do trabalho no contexto capital-trabalho. O papel e as responsabilidades do engenheiro de segurança do trabalho. A Higiene do Trabalho. Acidentes: Conceituação e classificação. Causas de acidentes: fator pessoal de insegurança, comportamento inseguro, condição ambiente de insegurança. Consequências do acidente: lesão pessoal e prejuízo material. Agente do acidente e fonte de lesão. Riscos Ambientais. Normas Regulamentadoras. O SESMT e a CIPA. Insalubridade e Periculosidade. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. PPRA (Caracterização de Riscos e Grupos Homogêneos de Exposição) e o PCMSO.

LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS - 30H

Ementa: Serão apresentados os conceitos básicos de legislação e normas técnicas referentes ao ambiente de trabalho. O aluno aprenderá a distinguir entre legislação acidentária, previdenciária e sindical, e as correspondentes atribuições legais do engenheiro de segurança e do técnico de segurança do trabalho. São discutidas as ações de embargo e interdição. São introduzidos e discutidos casos reais referentes entidades e normas referentes à CIPA, SESMET, mapas de risco e PPRA entre outros. O aluno deverá obter uma visão clara das portarias e normas técnicas, bem como das diferentes hierarquias com relação às esferas federais, estaduais e municipais.

PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO - 15H

Ementa: Dar noções de psicologia. Discutir características de personalidade e aspectos psicológicos nos acidentes e seleção de pessoal. Analisar a importância de treinamento na segurança do trabalho e requisitos de aptidão. Introduzir técnicas de comunicação e elaboração de relatórios técnicos. Analisar as Relações humanas e a dinâmica de grupo.

ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO - 30H

Ementa: Serão introduzidos os principais conceitos referentes à administração e programas de engenharia de segurança do trabalho, bem como da organização dos serviços especializados de engenharia de segurança. Serão abordados aspectos do relacionamento de engenharia de segurança com outras áreas da engenharia bem como de aspectos éticos. Serão apresentados conceitos orçamentários e relações custo - beneficio dos programas de engenharia de segurança do trabalho. O aluno deverá tomar conhecimento das principais entidades voltadas à prevenção de acidentes, tanto nacionais como estrangeiras e internacionais.

HIGIENE DO TRABALHO

Ementa: Agentes Físicos - Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos físicos. Ruídos: conceitos gerais e ocorrência, física do som, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle. Vibrações: conceitos gerais e ocorrência, física das vibrações, critérios de avaliação, práticas e técnicas de medição, análise de medidas de controle. Trabalho prático de controle de ruídos e vibrações. Sobrecarga térmica: conceitos gerais e ocorrências, transmissão de calor, prática de técnicas de medição, critérios de avaliação, medidas de avaliação e controle. Temperaturas baixas: conceitos gerais e ocorrência, critérios de avaliação, medidas de controle e avaliação, trabalho prático. Iluminação: conceitos gerais, níveis de iluminamento, efeitos estroboscópicos, técnicas de medição, fatores interferentes na iluminação, iluminação especial, laboratório de avaliação e análise de projeto de iluminação. Pressões elevadas e baixas: conceituação e ocorrência, avaliação e medidas de controle.

HIGIENE DO TRABALHO

Agentes Químicos – Conceituação, classificação e reconhecimento dos riscos químicos. Limites de tolerância. Técnicas de reconhecimento. Contaminantes sólidos e líquidos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação. Contaminantes gasosos: classificação e ocorrência, estratégia de amostragem, técnicas de avaliação. Medidas de controle coletivo para agentes químicos. Medidas de controle individual. Estudos de casos específicos. Laboratório de manuseio de equipamentos de avaliação de contaminantes sólidos e líquidos. Laboratório de manuseio de equipamentos de avaliação de contaminantes gasosos. Laboratório de aferição e determinação de vazão dos equipamentos de avaliação. Trabalho prático de controle de agentes químicos. Riscos relativos ao manuseio, armazenagem e transporte de substâncias agressivas.

HIGIENE DO TRABALHO - 150H

Radiações eletromagnéticas – Radiação ionizante: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle. Radiação não ionizante: conceitos gerais. Radio Frequência: conceituação, ocorrência, classificação, técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle. Radiação infravermelha: conceituação, ocorrência, classificação. técnicas de medição , critérios de avaliação e medidas de controle. Radiação ultravioleta: conceito, ocorrência, classificação. Técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle. Laser e Maser: conceituação, ocorrência, classificação. Técnicas de medição, critérios de avaliação e medidas de controle.Ventilação aplicada à Engenharia de Segurança – conceituação. Ventilação geral: ventilação para conforto térmico, ventilação natural, ventilação geral diluidora. Ventilação local exaustora aplicada ao controle de contaminantes dos ambientes de trabalho. Trabalho prático de ventilação. Laboratório de avaliação de sistemas de ventilação: manuseio de aparelhos de medição. Medição de velocidade de ar e pressão estática em dutos.

ERGONOMIA - 60H

Ementa: Apresentar os conceitos básicos de ergonomia com base em noções de fisiologia humana. Analisar as relações entre acidentes, idade, fadiga e vigilância. Apresentar os conceitos de antropometria. Discutir o dimensionamento de postos de trabalho e as limitações sensoriais. Analisar os sistemas homem-máquina.

PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE - 45H

Ementa: Apresentar conceitos de proteção ambiental, aspectos legais e órgãos institucionais. Estudos de proteção ao meio ambiente e critérios técnicos. Fornecer os princípios de qualidade das águas, do ar e do solo. Introduzir noções de saneamento, de resíduos industriais e casos emergenciais.

O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO - 60H

Ementa: Conceitos gerais. Agentes tóxicos. Vias de penetração e eliminação dos tóxicos no organismo. Mecanismos de proteção do organismo. Absorção e metabolismo. Mecanismos de desintoxicação. Sistemas enzimáticos. Limites de tolerância. Limites de tolerância biológicos. Métodos de investigação toxicológica.
Conceito e importância; serviços de medicina do trabalho: atribuições e relacionamento com a engenharia de segurança; relação entre agentes ambientais e doenças do trabalho; fatores oriundos das doenças do trabalho que influenciam a produtividade e o bem-estar do trabalhador; estudo de doenças do trabalho: doenças causadas por agentes físicos, químicos e biológicos; doenças do trabalho na indústria e no meio rural; aspectos epidemiológicos das doenças do trabalho. Primeiros Socorros.

GERÊNCIA DE RISCOS - 60H

Ementa: Conceituar e exemplificar os vários tipos de riscos ocupacionais, relacionamento riscos com qualidade e segurança. Apresentar ferramentas para análise de riscos e investigação de acidentes, usando ferramentas estatísticas e matemáticas. Técnicas de análise de riscos (AMFE, AAF, APR, etc). Discutir avaliação de custos de acidentes de programas de prevenção e avaliação de perdas. Analisar a questão do seguro, auto-seguro e transferência de riscos. Sistema de Gestão Integrado – SGI (Normas Técnicas).

PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES - 60H

Ementa: Conceito, importância e participação da engenharia de segurança do trabalho na proteção contra incêndios. Legislação e normas brasileiras relativas à proteção contra incêndio. Seguro-incêndio. Relação empresa-segurança. Programas de proteção contra incêndio. Química e Física do fogo. Produtos de combustão e seus respectivos efeitos. Proteção estrutural: identificação, seleção e análise de materiais. Conceito e avaliação de carga-incêndio. Importância da análise dos processos industriais sob o ponto de vista incêndio. Proteção especial contra incêndio. Incêndios florestais. Sistema de detecção e alarme. Agentes extintores. Sistemas fixos e equipamentos móveis de combate a incêndio. Rede de hidrantes. Equipe de combate a incêndio. Inspeções oficiais: órgãos públicos e seguradoras. Laboratórios de ensaios no Brasil.

PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS À MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES - 90H

Ementa: Serão abordados diversos temas incluindo: bombas, motores, máquinas de guindar e transportar, vasos, caldeiras, fornos e compressores. Serão discutidos os princípios básicos referentes a dispositivos elétricos, incluindo eletricidade estática, cabines de força, aterramento e pára-raios. Serão introduzidos conceitos de arranjo físico e equipamento de proteção individual, bem como de superfícies de trabalho. O enfoque do curso é preventivo e incluirá sistemas de proteção coletiva.
Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Estudo dos aspectos inerentes a Norma Regulamentadora n.18. Aspectos comportamentais de produção e redução dos riscos em obras de Construção.
Estabelecer os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

METODOLOGIA DA PESQUISA - 35H

Ementa: Introdução aos conceitos básicos da metodologia científica. A ciência e a produção de conhecimento. Os tipos de pesquisa e os instrumentos de coleta de dados. O projeto de pesquisa. Estilo da redação técnico-científica. Fundamentação teórica na construção do texto. Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Citações: conceito, características e tipologia.

ESTUDO INDIVIDUAL OU EM GRUPO - 70H

Ementa: Estudo individual ou em grupo, visando o aperfeiçoamento de questões teórico metodológicas relacionadas ao currículo.