Práticas Contábeis

TipoPós-Graduação

Modalidade EAD

Formação Especialização

Duração 6 meses

Unidades Itaperuna

Área Humanas/Sociais Aplicadas

Apresentação

Tipo: Especialização
Duração: 6 meses
Modalidade: EAD
Carga Horária Total: 360 horas

Apresentação

Em Itaperuna, bem como em todo território nacional existe uma demanda que pode ser evidenciada e comprovada por pesquisas, de que grande parte dos alunos que se formam na graduação em Ciências Contábeis não conseguem se inserir no mercado de trabalho devido a falta de experiência prática para execução dos serviços Contábeis.

Baseado nesta demanda existente no mercado de trabalho na área de Ciências Contábeis surgiu no CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR a ideia de implementar uma pós-graduação lato sensu voltada para as práticas contábeis que permitisse ao aluno obter a prática necessária para conseguir se inserir no mercado de trabalho contábil.

A proposta é trazer uma pós-graduação lato sensu nos moldes que permita ao aluno o desenvolvimento na sua carreira profissional contábil, tendo como objetivo propiciar as práticas contábeis necessárias para sua inserção no mercado de trabalho na área contábil, seja atuando no seu próprio escritório ou como interno numa empresa. Esta pós-graduação lato sensu se diferencia da grande maioria dos cursos já apresentados, e deve ser vista como uma nova proposta de curso construído sob premissas específicas e bem peculiares.

Coordenadora do Curso:

Daniele Perissé Rangel

Graduada em Ciências Contábeis, Licenciada em Matemática, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Mestre em Ciências das Religiões.


Objetivo Geral

O curso pós-graduação lato sensu em Práticas Contábeis do CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR objetiva oferecer aos graduandos em Ciências Contábeis um ensino que prima pela implementação da prática e pela qualidade.


Para alcançar esse objetivo, buscou-se inserir no corpo docente do curso de pós-graduação lato sensu em Práticas Contábeis, profissionais com vasta experiência no mercado de trabalho, sobretudo em atividades práticas, portando satisfatória para o objetivo do curso.


O curso de pós-graduação lato sensu em Práticas Contábeis, constituído de um corpo docente com as mencionadas características supracitadas, objetiva apresentar aos seus alunos a importância da contabilidade, possibilitando ao aluno a prática necessária para sua inserção no mercado de trabalho.


Por fim, pode-se afirmar que, consubstanciado na observância de todas as diretrizes curriculares e legislações que sirvam de aporte para se engendrar a proposta delineada, o curso de pós-graduação lato sensu em Práticas Contábeis do CENTRO UNIVERSITÁRIO REDENTOR propõe o incentivo a formação voltada para prática de seus estudantes, formação essa necessária para que o Contador possa superar os desafios do seu exercício profissional e possa atuar de forma prática.

Publico Alvo:

Graduados em Ciências Contábeis.

Conteúdo Programático

CONTABILIDADE GERAL - 40H

Ementa: A função da Contabilidade. Campo de aplicação e usuário da contabilidade. A representação contábil na empresa. A contabilidade como instrumento de gestão empresarial. Princípios fundamentais da contabilidade. Estática e dinâmica patrimonial. Fatos contábeis. Procedimentos contábeis: Contas; Livros Diário e Razão. Método das partidas dobradas, mecanismo do débito e crédito; lançamentos, balancete de verificação e apuração de resultado. Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício. Ativo Não Circulante: depreciação, amortização e exaustão. Plano de Contas. Escrituração contábil e fiscal: Estadual e Municipal na empresa comercial. Demonstrações Contábeis.

CONTABILIDADE GERENCIAL E DE CUSTOS - 20H

Ementa: Introdução à contabilidade de custos. Classificações e nomenclaturas de custos. Esquema básico da contabilidade de custos. Departamentalização. Custos diretos de produção: materiais diretos (controle e valoração) e mão-de-obra direta (controle e valoração). Custos indiretos de produção: critérios de rateio. Aplicação dos custos indiretos de produção. Custeio por Absorção. Custeio Variável. Custo fixo, Lucro e Margem de Contribuição. Influência dos custos fixos e dos custos variáveis. Fixação de Preço de venda. Relação custos/volume/lucro. Implantação de sistema de custos.

ESTRATÉGIAS DE CARREIRA VOLTADAS PARA A ÁREA CONTÁBIL - 20H

Ementa: Pesquisas e atividades práticas referente aos vários cargos e funções inerentes Contador, e possíveis cargos e especialidades do profissional contábil. Estratégias voltadas para impulsionamento da carreira contábil.

DIREITO DO TRABALHO, PREVIDENCIÁRIO E TRIBUTÁRIO - 20H

Ementa: Direito do Trabalho. Generalidades. Fontes do Direito do Trabalho. A figura jurídica do empregado e do empregador. Jornada de trabalho. Férias individuais e coletivas. Remuneração e salário. Contrato de Trabalho. Aviso Prévio. Rescisão contratual. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Duração do trabalho. Jornada de trabalho. Férias. Remuneração. Equiparação salarial. Aviso Prévio. Estabilidade e garantias de emprego. Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Benefícios Previdenciários. Generalidades sobre o Direito Tributário. Conceitos Fundamentais do Direito Tributário. Fontes. Sistema Tributário. Princípios Constitucionais Tributários. Responsabilidade Tributária. Competência Tributária. Obrigação Tributária. Crédito Tributário. Classificação dos tributos: Impostos, Taxas, contribuições e empréstimo compulsório. Impostos em espécie. Impostos Federais, Estaduais e Municipais. Infrações Tributárias.

EMPREENDEDORISMO NA ÁREA CONTÁBIL - 20H

Ementa: Classificação e Constituição de Empresas. Empreendedorismo e Empreendedor. Importância do Empreendedorismo para o desenvolvimento Econômico.

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA - 20H

Ementa: Noções preliminares. Legislação básica tributária Estadual e Municipal. Legislação e incentivos fiscais. Legislação do Imposto de Renda. Aspectos Contábeis.

Princípios e normas básicas da Legislação Tributária. Escrituração fiscal e contabilização dos tributos indiretos: IPI, ICMS e ISS. Apuração do PIS/PASEP e COFINS.

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NA PRÁTICA - 20H

Ementa: Utilizar demonstrações contábeis divulgadas para demonstrar na prática a análise da situação econômica empresarial, os índices tradicionais de Balanço, a análise da situação econômica e situação financeira, índices de rentabilidade e índices de comportamento do capital de giro.

CONSTITUIÇÃO E LEGALIZAÇÃO EMPRESARIAL - 40H

Ementa: Desenvolvimento da viabilidade do negócio (Plano de negócio). Onde serão definidos os seguimentos (Indústria, Prestação de Serviços, Comércio) e tipos societários (LTDA, EIRELI, SCP, SPE e S/A). Atividades práticas de constituição e legalização empresarial.

PRÁTICAS DEPARTAMENTO PESSOAL - 40H

Ementa: Aplicação da Contabilidade Trabalhista nas empresas: Admissão; Contrato de trabalho; Folha de pagamento; Férias e 13º salário; Benefícios previdenciários; Atividades especiais; Obrigações acessórias; Rescisão de contrato de trabalho e segurança e medicina do trabalho.

PRÁTRICAS DEPARTAMENTO FISCAL - 40H

Ementa:

Aplicação da Contabilidade Tributária nas empresas: Tipos de tributação (simples nacional, lucro real e lucro presumido); Impostos e contribuições federais, estaduais e municipais; Obrigações acessórias; SPED – Sistema público de escrituração digital.

PRÁTICAS DEPARTAMENTO CONTÁBIL - 40H

Ementa: Aplicações Contábeis nas empresas: Elaboração de plano de contas; Diário; Razão; DRE; Balanço patrimonial e ECD – Escrituração Contábil Digital.

PRÁTICAS DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO - 40H

Ementa: Aplicação de planejamento tributário Empresarial: Simulação entre simples nacional, lucro presumido e lucro real; ICMS normal, estimativa e regimes especiais; ISS; Estudo sobre benefícios fiscais de acordo com as atividades econômicas.