Você sabe a diferença entre a Dificuldade de Aprendizagem e o Transtorno Específico de Aprendizagem?

Segundo o instituto ABCD, referência, desde 2009, em gerar, promover e disseminar conhecimentos que tenham impacto positivo na vida de brasileiros com dislexia, é importante diferenciar a dificuldade de aprendizagem do transtorno específico da aprendizagem.

A dificuldade de aprendizagem é uma condição passageira que acontece quando influências externas atrapalham o processo de aprendizagem.
Diversos fatores podem causar dificuldades de aprendizagem, como questões emocionais, problemas familiares, alimentação inadequada e ambiente desfavorável.

O transtorno específico de aprendizagem é uma condição neurológica (interna) que afeta a aprendizagem e o processamento de informações. Ao contrário da dificuldade de aprendizagem, o transtorno específico da aprendizagem é persistente.

Transtorno Específico da Aprendizagem é um termo guarda-chuva, que abrange diferentes condições neurológicas que afetam a aprendizagem e o processamento de informações. O termo é usado para descrever dificuldades específicas em adquirir habilidades acadêmicas básicas. Conheça algumas:

DISLEXIA: Transtorno específico que envolve a leitura, e pode ser caracterizado pela ausência na habilidade de compreensão de leitura, de fluência ou da precisão das palavras.

DISCALCULIA: Transtorno específico da habilidade aritmética e está relacionado à ausência de habilidades para realizar operações numéricas, raciocínio matemático e precisão numérica.

DISORTOGRAFIA: Considerado um transtorno específico da expressão escrita, envolve as atividades de soletração, precisão ortográfica e expressividade escrita.

Disponível em: https://institutoabcd.org.br/transtorno-de-aprendizagem/