Nossa História
A Primeira Comissão Permanente de Avaliação - CPA foi formada através da Portaria nº 0016/SUR/FR/04 de 14 de junho de 2004, atendendo o disposto na Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 e na Portaria/MEC nº 2.051 de 09 de julho de 2004.
A atual constituição da CPA da Faculdade Redentor foi reformulada com a indicação de novos membros, considerando o potencial de entrosamento e empatia de cada um, com a Comunidade Acadêmica (alunos, professores, funcionários, gestores e egressos).
Com o surgimento da CPA no ano de 2004, foi realizado um trabalho de sensibilização com toda a comunidade acadêmica através de visitas nas salas de aula, anúncios em murais e boletins internos da Faculdade.
Internamente, a CPA definiu seus grupos de trabalho e estes grupos trabalharam na atualização e reformulação dos instrumentos de avaliação (questionários, entrevistas e/ou outros) e definição dos recursos envolvidos no processo avaliativo.
Os instrumentos de avaliação (questionários) utilizados na aplicação buscam contemplar os aspectos qualitativos e quantitativos.
Através da Meta-avaliação realizada pelos docentes e técnicos-administrativos da IES, os instrumentos de avaliação são reformulados a cada ano letivo.
Atualmente a Faculdade Redentor utiliza o método online de Avaliação Institucional.
Objetivos
Principais objetivos da CPA são:
1. incentivar um método de autocrítica da IES, tendo em vista a garantia da excelência de sua ação em harmonia com os seus próprios objetivos e a prestação de contas com as demandas da sociedade, do mercado e da ciência;
2. avaliar os processos educativos e pedagógicos que ocorrem no interior da Instituição e que abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão;
3. permitir adaptações seja no projeto pedagógico da Instituição, seja nas ações por ela desenvolvidas, com a finalidade de (re)estabelecer compromissos com a sociedade;
4. repensar alvos, modos de desempenho e resultados a fim de aperfeiçoar a harmonia da IES com o momento histórico;
5. analisar, sugerir e programar alterações na prática acadêmica e na gestão da IES, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais socialmente legitimados e indispensáveis.
Deste modo, o processo avaliativo que a CPA recomenda poderá expandir o diálogo entre os atores próprios da IES e dela com a sociedade, contribuindo para o aperfeiçoamento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais atualizada com as necessidades da prática acadêmica.
Dimensões
As dimensões a serem consideradas pela Avaliação Institucional Interna foram estabelecidas pela Lei 10.861/04, art. 3º, que instituiu o Sinaes. São elas:
1) A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
2) A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
3) A Responsabilidade Social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
4) A Comunicação com a Sociedade;
5) As Políticas de Pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
6) Organização e Gestão da Instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
7) Infraestrutura Física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
8) Planejamento e Avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional;
9) Políticas de Atendimento a estudantes e egressos;
10) Sustentabilidade Financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.