PROPPEXI

As ações de Internacionalização no grupo AFYA têm como objetivo principal transpor as barreiras geográficas e proporcionar aos universitários o aprimoramento da formação humana e acadêmica, por meio de experiências em instituições estrangeiras, de forma remota “at home” ou com mobilidade “abroad”. A Internacionalização abroad inclui todas as formas de mobilidade acadêmica. Com isso, é possível fomentar a participação dos nossos professores e universitários em eventos acadêmicos, treinamentos e capacitações internacionais, além de proporcionar aos estudantes intercâmbios de curta e de longa duração. Nas ações at home, o universitário pode vivenciar situações e experiências para desenvolver sua compreensão do mundo e as competências interculturais sem sair de casa. Entre as propostas estão as realizações de webinars com parcerias internacionais, participações remotas internacionais em eventos institucionais, capacitações remotas com estudantes de diversos países, cursos a distância de idiomas no Integrado Idiomas, entre tantas outras possibilidades. Outro ponto fundamental é divulgar a pesquisa dos nossos acadêmicos e professores no âmbito internacional. A atual “Política de Internacionalização” da AFYA direciona ações, parcerias e acordos internacionais para fortalecer as experiências acadêmicas e de desenvolvimento humano dos acadêmicos, professores e colaboradores da Instituição e é de responsabilidade do Núcleo de Internacionalização da Instituição.


Como fazer intercâmbio na faculdade? Entenda a mobilidade acadêmica.

Você vive ouvindo falar em estudar fora durante a graduação, mas você não faz ideia sobre como fazer intercâmbio na faculdade? Fique calmo, vamos entender primeiro o passo a passo.


O QUE É MOBILIDADE ACADÊMICA?

É basicamente quando você vai para uma outra universidade, em algum outro lugar do mundo, fazer um ano ou um semestre do seu curso. O grupo AFYA e a UNIREDENTOR têm acordos com universidades em outros países e, por conta disso, o acesso dos alunos daquela instituição é facilitado. Digamos que você queira ir para a Universidade dos seus sonhos e que a AFYA ainda não possui contato com a mesma, basta procurar seu coordenador de internacionalização e ele terá prazer em criar uma parceria para você atingir seus objetivos. Os currículos e ementas dos cursos variam bastante de país para país. Então, tem que sempre se ligar e ver se a universidade para onde você quer ir oferece a oportunidade de estudar, no seu curso específico, e quais as condições do acordo da AFYA com a universidade no Exterior.


COMO FAZER INTERCÂMBIO NA FACULDADE?

Para poder fazer intercâmbio na faculdade, você precisa primeiro ir no departamento da sua universidade que é responsável por esses acordos. Na UNIREDENTOR, esse é o departamento de internacionalização, que é chefiado pelo professor Frederico Muylaert Margem. Em algumas universidades, ele se chama Departamento de Mobilidade Acadêmica, em outras, ele se chama Departamento de Relações Internacionais. É importante dar uma olhada na página de internacionalização no site da UNIREDENTOR e, se tiver qualquer dúvida, entrar com contato com o professor, pelo e-mail [email protected] Também é interessante saber onde fica essa sala do setor: o pessoal de lá estará sempre interessado em ouvir e tomar um café com você, assim poderão explicar todas as melhores opções para que seu sonho se torne realidade. A parceria é importante para que você não pague taxas estudantis (as tuition fees) na universidade no Exterior.


VALE A PENA FAZER INTERCÂMBIO NA FACULDADE?

Sim, afinal, além de ser uma das maneiras mais acessíveis de se fazer um intercâmbio, a mobilidade acadêmica ajuda no seu currículo e lhe oferece diversas experiências profissionais e acadêmicas importantes.


COMO ESCOLHER ONDE FAZER INTERCÂMBIO NA FACULDADE?

Está aqui uma pergunta difícil. Mas você tem que levar em conta o lugar para onde você quer ir, quais matérias a universidade oferece, quanto custa viver no lugar para onde você quer ir e também o idioma do lugar. Fique atento à questão do idioma!! Ao optar para ir para um país cuja a língua você não sabe, é bom ser realista com as expectativas. Afinal, dependendo do quão difícil for a língua, talvez você não consiga acompanhar as aulas muito avançadas ou não consiga passar nas matérias que você vai fazer.


EXISTE BOLSA PARA FAZER INTERCÂMBIO NA FACULDADE?

Sim. Diversos programas diferentes dão bolsas para quem quer fazer intercâmbio durante a graduação. O grupo AFYA mesmo possui algumas bolsas específicas para seus alunos. Procure a coordenação de internacionalização: eles têm as listas corretas de todos os editais e muito mais. Existem vários programas específicos para fazer intercâmbio durante a graduação. Além desses editais nacionais e internacionais, é sempre muito importante ficar ligado nos editais específicos da própria AFYA e da UNIREDENTOR. Para saber deste tipo de edital, procure o escritório de internacionalização da sua universidade e se informe sobre os editais próprios.


ALGUMAS BOLSAS PARA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL
  • ELAP para mobilidade no Canadá
  • Programa de bolsas para intercâmbio na Irlanda
  • Programa do Study in Denmark
  • Capes
  • Doutorado Sanduíche nos EUA da Fulbright
  • Mitacs no Canada
  • Ibero-americanas do Santander
  • Programa para intercâmbio no Mestrado do governo Francês
  • Mobilidade acadêmica na área de energias renováveis
  • Bolsa AKS para intercâmbio na Coreia

COORDENAÇÃO

Frederico Muylaert Margem
[email protected]